top of page

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

  • afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, a coesão social e o diálogo.

  • assegurar a necessidade da cooperação no sentido do alcance da paz e de uma existência mais plena e harmoniosa.

Semana Cultural

  • Promover a conscientização e a valorização da diversidade cultural:

  • Criar um ambiente inclusivo e acolhedor:.

  • Promover o diálogo intercultural e a troca de experiências.

Dia Internacional dos direitos Humanos

- Promover a defesa dos Direitos Humanos na comunidade escolar;

- Promover os princípios da igualdade e da não-discriminação;
-Fortalecer a educação para a proteção e a dignidade de todos os seres humanos e para a construção de sociedades onde os direitos humanos são valorizados e respeitados;

- Promover formas de articulação e flexibilização curricular através do cinema;

Dia Internacional em Memória das vítimas do Holocausto

-Educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo;

-Combater o negacionismo e a desinformação em relação ao Holocausto;

- Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar;

- Promover formas de articulação e flexibilização curricular através do cinema;

- Ensino e aprendizagem do cinema e da formação de públicos para o cinema.

       Dia Internacional       da Mulher

-Educar para a tolerância e a paz, bem como alertar para o combate ao antissemitismo;

-Combater o negacionismo e a desinformação em relação ao Holocausto;

- Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar;

- Promover formas de articulação e flexibilização curricular através do cinema;

- Ensino e aprendizagem do cinema e da formação de públicos para o cinema.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

A estratégia da UNESCO criou em 2011 um programa dedicado à educação sobre a história do Holocausto. Através da defesa de causas, pesquisa, investigação, orientação e capacitação dos interessados em educação nas várias regiões do mundo, a UNESCO promove o conhecimento sobre a história do Holocausto e, mais amplamente, sobre o genocídio e as atrocidades em massa de forma relevante para as diferentes histórias e contextos nacionais e locais. O objetivo é que os jovens se tornem mais conscientes destes importantes eventos históricos e compreendam as dinâmicas e processos que podem levar os indivíduos e as sociedades a cometer violência dirigida a grupos. O trabalho da UNESCO nesta área está fortemente ligado aos esforços da Organização para promover a Educação para a Cidadania Global (ECG). O objetivo da ECG é capacitar os alunos para assumirem papeis ativos para enfrentar e resolver os desafios globais e virem a ser contribuidores proactivos para um mundo mais pacífico, tolerante, inclusivo e seguro. Neste sentido, ensinar e aprender sobre o Holocausto, bem como outros eventos de genocídio na história, é considerado uma contribuição para a implementação da Agenda 2030 da Educação.

Para além da projeção do filme “Uma turma difícil” sugerido pelo PNC para a comemoração da efeméride e que foi projetado para as turmas do 3º ciclo e secundário, foi realizada uma exposição na Biblioteca da escola sede, com recursos visuais, que ajudaram a retratar a magnitude da tragédia e a destacar histórias individuais de sobreviventes, resistentes e vítimas. A exposição esteve à disposição da comunidade escolar durante duas semanas e foi visitada pelas turmas do 3º ciclo e secundário ao longo desse período. O objetivo da exposição foi fornecer uma compreensão mais profunda dos eventos, das causas e consequências, bem como promover a reflexão, a empatia e a consciencialização sobre os perigos do ódio, do preconceito e da discriminação. Além disso, a exposição destacou a importância da tolerância, da justiça e dos direitos humanos na construção de uma sociedade mais inclusiva e pacífica.

Dia Internacional da Mulher

Numa parceria entre o projeto UNESCO e o projeto do Plano Nacional de Cinema (PNC) comemorou-se a 8 de março o Dia Internacional da Mulher. A UNESCO acredita que todas as formas de discriminação com base no género são violações dos direitos humanos, bem como uma barreira significativa para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Dia da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março e é uma celebração mundial da conquista dos direitos das mulheres e da luta pela igualdade de género. Essa data tem origem histórica e remonta ao início do século XX, quando as mulheres começaram a se organizar e reivindicar melhores condições de trabalho e direitos civis.

Todos os anos são promovidas atividades que visam sensibilizar e consciencializar a população sobre a importância da igualdade de género e do empoderamento feminino. No dia 8 de março realizaram-se atividades no Agrupamento de Escolas Abade Baçal, nomeadamente na escola sede, que decorreram no auditório da escola para comemorar a efeméride.

A primeira palestra foi conduzida pela Dra. Cláudia Martins, do Instituto Politécnico de Bragança, que apresentou o papel das mulheres em diversas áreas e em todos os âmbitos da vida ao longo do tempo. Durante o intervalo foi ainda projetado um documentário alusivo ao tema intitulado “Sophia de Mello Breyner”. A segunda parte foi apresentada pela Dra. Benilde Moreira, do Instituto Politécnico de Bragança, licenciada em Direito e doutorada em Estudos Interdisciplinares de Género e pela Dra. Sofia Bergano, doutorada em Ciências da Educação e Especialista reconhecida pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). A atividade teve a participação dos alunos do 3º ciclo e secundário, que para além de assistirem, também realizaram uma exposição biográfica de figuras femininas que ao longo da história influenciaram e tiveram uma participação ativa na nossa sociedade.

bottom of page